sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Carioca turistando em SP

Em Novembro eu fiz um programinha diferente, resolvi tirar o final de semana para ir fazer turismo em São Paulo. Eu sou carioca, moro no Rj a vida inteira e já fui algumas vezes a SP, mas sempre a trabalho ou para visitar algum amigo. Dessa vez fui exclusivamente para fazer passeios, comer e beber em lugares legais.

Eu amo o Rio de Janeiro, amo saber que a praia está a 5 minutos da minha casa (mesmo que eu não vá muito), pelo menos nossos engarrafamentos tem vista para o mar. Não troco minha cidade por nada mas reconheço que São Paulo dá de mil no quesito "Cidade grande". Nós cariocas temos a ilusão que o Rio é uma cidade grande e moderna, mas não é bem assim... Somos uma cidade legal onde as pessoas andam de Havaianas na rua a qualquer momento do dia ou da noite, inclusive em shopping de luxo, mas falta muita infra estrutura por aqui.

Pra mim São Paulo tem aquele gostinho de grande metrópole, rola um encantamento com a modernidade. Curto uma avenida grande com prédios espelhados, ruas limpas, lojas com vitrines bonitas. Não é uma cidade que tem belezas naturais mas tem vários outros atrativos, seja em Cultura, Gastronomia, Arquitetura...

Bem, então vamos lá! Um final de semana é muito pouco para fazer tudo que a cidade tem a oferecer, sendo assim separamos alguns restaurantes e passeios que queríamos fazer e fomos tentando encaixar a programação. Não deu tempo de fazer tudo mas fizemos bastante coisa.

Como o meu objetivo era turismo resolvi ficar hospedada na Av. Paulista, área bem central e de fácil acesso aos meus pontos de interesse. Reservei o Hotel Meliá Paulista pelo Booking.com.
Hotel 4 estrelas excelente! Quarto super amplo e confortável com localização fantástica, bem em frente a estação de Metrô da Consolação e a uma estação do MASP.

Ah, um alerta importante: Cuidado, esse post contém imagens fortes de muitas calorias e colesterol! :)

Cheguei na sexta a noite e já comecei a meter o pé na jaca com estragação de hambúrguer. Meu namorado ficou encarregado de escolher os restaurantes e pra começar fomos no O Burguer, que fica em Moema. Chegando lá enfrentamos 1 hora de fila de espera mas valeu a pena, os hambúrgueres eram lindos e cada vez que passava um desses espetadinhos de batata minha fome só aumentava!

Eu comi o Fondue Burguer, hambúrguer especial que estava participando do Burguer Fest. "Carne e pão furados no centro, preenchido com muito queijo fundido e batatas, para e mergulhar, servido no pão de brioche". Achei bem gostoso, recomendo!

Saindo do restaurante continuamos a programação porque era sexta e não havia tempo a perder. Fomos rumo ao Brewdog, experimentar umas cervejinhas especiais. O bar é bem legal, ambiente amplo, tipo um galpão com um jeito industrial. Não entendo nada de cerveja e só bebo as mais fracas e aguadas, mas o bar tem muita variedade, são diversas torneiras pra fazer a alegria dos cervejeiros.
Não sei porque já estava bem vazio quando chegamos, mas valeu a visita.

Reservamos o hotel sem café da manhã incluído, para termos mais uma opção de refeição diferente na rua. Sábado o dia começou com brunch especial no HM Food café, lugarzinho bem estiloso e tranquilo que fica perto da Faria Lima. Fomos de Metrô.

Comi um delicioso tostado de pão italiano com presunto de parma, ovinho mexido, rúcula e coalhada. Para acompanhar um refrescante chá de Camomila com abacaxi.

Depois do brunch pegamos novamente o metrô até a famosa Estação da Luz. O passeio já começa pela estação que é linda! Saindo é só atravessar a rua e já estamos de frente para o belíssimo prédio da Pinacoteca. Nesse dia a entrada foi gratuita, mas acho que não é sempre assim.
A Pinacoteca de SP é um dos museus de arte mais importantes do país. É um passeio cultural bem legal onde é possível ver quadros de artistas brasileiros como Tarsila do Amaral e Portinari, entre outros.

Ao lado da Pinacoteca tem um parque bem bonito, o Parque da Luz, mas como o dia estava com sol forte e a pessoa aqui está com uma alergia que é fotosensível (desencadeada pelo sol), tive que evitar os passeios ao ar livre e parti rumo ao MASP dando continuidade ao dia cultural.
Pegamos o metrô até a estação Trianon MASP e já saímos quase em frente. A entrada no sábado foi R$30 a inteira.

"O MASP é considerado hoje o mais importante museu de arte do Hemisfério Sul, por possuir o mais rico e abrangente acervo. São cerca de 8.000 peças, em sua grande maioria de arte ocidental, desde o século IV a.C. aos dias de hoje."

Claude Monet - A Ponte Japonesa sobre a Lagoa das Ninféias em Giverny / Pierre-Auguste Renoir -  Rosa e Azul (As Meninas Cahen d´Anvers)

Fiquei muito feliz de encontrar quadros de artistas que eu gosto muito como Monet Van Gogh e Renoir. O acervo também conta com quadros de Picasso, Cézanne e Gauguin.

Saindo do museu voltamos andando pela Av. Paulista até o hotel para dar uma leve descansada, trocar de roupa porque esquentou muito e logo saímos novamente rumo a Oscar Freire (meu parente, só que não).

Confesso que estava mais interessada em ver os murais da Frida e do Einstein do que ver as lojas. Eu AMO grafites e amo tirar fotos dele! Os dois murais ficam um de frente para o outro, nas lojas Iódice e Schutz. Esse era o final de semana da Black Friday e a rua estava lotada! Vi muitas pessoas com sacolas mas eu realmente não estava na vibe de fazer compras.

Depois do tanto bater perna já era umas 5 da tarde e deu aquela fome! Pegamos um Uber e fomos correndo para o Eataly degustar delícias italianas.
Eu já tinha ido ao Eataly de NY e fiquei apaixonada. Na época até fiz um post aqui no blog. Quem quiser ver como é em NY, clica aqui oh!

Olha, o de SP não deve nada ao Eataly gringo. Gostei bastante da variedade de produtos e restaurantes. E nesse dia em que eu fui ainda estava acontecendo uma feirinha de produtores com degustação de vinhos, espumantes, queijos, salames, presuntos, azeites... ai, tudo que eu mais amo nessa vida!

Lá dentro dá vontade de comer tudo e de comprar tudo e levar pra casa. Mas já tínhamos um destino certo para o almoço que era a Pizzaria. A pizza Marguerita do Eataly foi eleita a melhor pizza de SP em 2016 pelo Guia Comer & Beber da Veja SP e também pela Equipe Paladar do Estadão. Fiquei curiosa para provar mas na hora não resisti ao meu amado presunto de Parma.

Só a pizza não teve calorias suficientes então terminamos o almoço no Nutella Bar pedindo um crepe com sorvete Vencchi. Olha, sem palavras, simplesmente uma delícia! Tive que segurar o Bruno pra não atacar o crepe antes de eu tirar a foto.

Na saída ainda comprei uma garrafa de suco integral de Blueberry e uma goiabada pra dar de presente pra minha mãe. Mas minha vontade era de encher a mala com prosciuttos, queijos e salames.

A noite ainda fomos em um bar bem legal, o Z Carniceria, na Faria Lima. O Z era um matadouro e açougue e manteve na decoração objetos da sua história. O espaço é tipo um armazém bem amplo com várias coisas penduradas nas paredes. Era sábado e rolou um show cover da banda Mumford and Sons. Ah, o Z Carniceria foi eleito um dos melhores bares na categoria revelação pelo Guia Comer & Beber da Veja SP. Vale a pena a visita, aqui no Rio não conheço nada igual.

Foto divulgação Z Carniceria

Domingo o brunch escolhido foi no Camden House Gastropub. Lugarzinho bem legal que serve autêntico café da manhã Inglês com ovos, bacon, panquecas e tudo mais.
Eu como pouco então pedi o Ovos Royale - "Ovos poché, salmão defumado com molho holandaise". Bem gostosinho e preço justo de R$25.
O namorado guloso foi de Full Englisg Breakfast - "Linguiças suínas caseiras, feijão doce, cogumelos, tomate roti, ovos fritos, bacon artesanal e pão da casa" por R$39.

Com a barriga cheia partimos para ver os grafites no Beco do Batman, na Vila Madalena. Eu amo arte de rua e esse era um dos passeios que eu mais queria fazer! Os grafites coloridos são ótimos para tirar fotos. Muita gente fazendo ensaios, sejam profissionais ou amadores todo mundo queria garantir uma foto legal com o colorido no fundo.

A próxima parada foi no Bairro da Liberdade. Dá pra ir de metrô, tem uma estação bem na Praça da Liberdade, no meio da muvuca. Era domingo, tinha uma feirinha e as lojas estavam todas abertas. Muita gente passeando e fazendo comprinhas.

Os mercadinhos são incríveis, dá vontade de comprar tudo!!! Além de artigos japoneses tem importados americanos também. Fiquei louca com meu Ice tea Arizona mais amado da vida! Nunca encontrei pra comprar aqui no Rio então tomei logo dois e comprei mais dois pra trazer pra casa. Também comprei um pacote de cookies americanos e uma latinha de mini Altoids. Ah também fiquei com vontade de comprar um vasinho de Flor de Lis (o moço disse que era flor de Lis, ou Liz, mas não sei se era mesmo. Achei tão linda), mas ia ser difícil de trazer no avião, né.

Depois do passeio já estava na hora de comer de novo. O Bruno separou um restaurante por lá para almoçarmos, o Izakaya Issa. Mas não era um restaurante japonês desses comuns com sushi nem sashimi, só uns pratos quentes diferentes. O lugar fica bem escondidinho em uma rua paralela a principal e é considerado um "boteco japonês" onde se pode ir apenas para tomar um saquê e comer um bolinho de polvo. Bruno estava super empolgado com os pratos diferentes e pediu um macarrãozinho com legumes, carne de porco e camarão! Provei e achei gostoso, mas não faz meu estilo. Na verdade eu nem estava com muita fome ainda e achei todos os pratos bem esquisitos. Então só acompanhei tomando um chá verde e depois comi um espetinho de camarão empanado na feirinha.

Eu amo plantinhas e fiquei apaixonada pelos mini cactus que vendiam na feirinha, mas não rolou. Também tive muita vontade de entrar na Ikesaki, aquela mega loja de produtos de beleza, mas fui forte e pelo bem do meu relacionamento e do meu bolso eu consegui seguir em frente! :D

Bem, o post ficou gigante mas deu pra mostrar tudo o que nós fizemos no final de semana paulista. Voltamos com alguns quilinhos a mais mas valeu a pena!