terça-feira, 13 de agosto de 2013

DIY - A Reforma do vestido listrado

Acho que eu nunca falei aqui no blog, mas eu sou chegada a uma costurinha! Minha avó era costureira e me deu de presente há alguns anos, uma máquina de costura e me ensinou o básico, como fazer bainhas e pences para ajustar minhas roupas (quem tem 1.55m de altura e já vestiu 34 sempre precisa de algum ajuste!). Cheguei até a fazer um cursinho de costura aos sábado na Estácio, e aprendi a fazer saia com zipper invisível, blusa de botão, calça de elástico... mas confesso que hoje em dia não faço mais roupas inteiras, me limito a fazer pequenas reformas e ajustes mesmo.

No Compras do mês de Julho eu mostrei uma blusa listrada preto e branca que eu comprei no AliExpress. Então, eu pedi essa blusa pensando em usar com calça legging no inverno, mas acabou que ela ficou meio comprida e super larga no corpo e com as mangas muito justas. E aí eu resolvi dar uma reformada nela!



Logo de cara já vi que a blusa viraria um vestido, e que ficaria ótima com um cintinho marcando a cintura. Ah, e as mangas compridas também seriam rapidamente eliminadas. Mas aí eu resolvi ir além e fazer pregas na frente e atrás para dar mais forma ao futuro vestido.


Coisa bem simples de se fazer, não precisa ter máquina de costura nem ser expert com agulha e linha! Basta medir certinho no corpo o tamanho e a posição da prega e marcar com um alfinete. Depois retire a blusa e confira com a fita métrica ou no "olhometro" mesmo se a marcação está bem centralizada. Dependendo da quantidade de tecido dá pra fazer uma prega com apenas duas dobrinhas ou mais. No meu caso deu para dobrar 4 vezes menores.


O próximo passo foi juntar todas as dobras do tecido e costurar com agulha e linha. Bastam alguns pontinhos e está pronto!


Quem quiser tentar, deve tomar cuidado apenas como o tipo de malha ou tecido da roupa. Se for muito fino pode ser que dê problema ao costurar a prega. E cuidado também para não ficar justo demais no corpo!

Infelizmente eu esqueci de tirar as fotos com a blusa antes da transformação, mas acho que deu para ter uma noção né?!

7 comentários:

  1. Olá, muito legal o post! a reforma ficou super bacana, gostei!

    bjs

    www.vistaselinda.com

    ResponderExcluir
  2. Que ideia bacana hein!
    Parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  3. Renata, amei! To encantada com sua força de vontade e o resultado :)
    Ficou lindo demais! Fez seu dinheiro super valer a pena!
    beijão!

    tatudocaro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. A ideia é boa, só faltou uma foto com um cintinho ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! A foto com o cintinho está no próximo post com o look completo! ;)

      Excluir
  5. Ficou muito lindo o vestido, Renata!!!
    Eu não tenho muita habilidade com atividades manuais. Minha mãe borda divinamente bem e lembro, quando era pequena, minhas tentativas frustradas de bordar. Infelizmente as maiores lembranças são dos meus dedos furados, hahaha >_<

    ResponderExcluir