terça-feira, 7 de agosto de 2012

Top 10: it bags!

A grande maioria das mulheres não consegue sair de casa sem bolsa (eu sou uma delas), além de carregar todos os nossos pertences do dia a dia elas ajudam a compor o look. Mas você sabe quais são as 10 bolsas mais famosas, mais desejadas e mais copiadas da história da moda?!


É provável que você até tenha um ou dois desses modelos famoso no seu armário e nem saiba a sua história!

Nada mais justo do que a clássica 2.55 Chanel para começar a lista. A bolsinha de matelassê e alças de corrente longas ganhou este nome por causa da época em que foi criada por Coco Chanel, fevereiro de 1955. A idéia de Coco foi criar uma bolsa que fosse mais fácil de se carregar, sem precisar ser levada na mão ou no ante braço. A bolsinha ganhou novas cores, formatos e materiais e continua super atual.

 É muito fácil de encontrar réplicas desse modelo por aí, mas a original não sai po menos de 2.500 Reais!



Inicialmente chamada de ChouChow Dior, foi rebatizada na década de 90 em homenagem à Princesa Diana! A bolsa foi um presente da primeira dama da França à princesa e logo após uma aparição pública da princesa com a bolsinha, esta passou a ser um dos maiores objetos de desejo das mulheres ao redor do mundo. Acredita-se ser um dos produtos franceses mais vendidos!

A pequena quadradinha também conquistou outras celebridades além de Lady Di e recentemente teve Marion Cotillard como sua garota propaganda.



A Speedy foi criada a pedido de Audrey Hepburn em 1965. A atriz era tão fã do modelo de viagem da grife que pediu a Henri Louis Vuitton que criasse para ela um modelo menorzinho. E Henri atentendeu prontamente o pedido e criou a Speedy 25, nas dimensões 25cm x 18cm. Hoje em dia existem diversas estampas diferentes dela e também é um dos modelos mais copiados! Eu mesma tenho que confessar que não resisti e trouxe uma répilica da Damier azur (a bege lá do banner de abertura do post) de China Town em NY. Infelizmente ainda não tenho condição nem coragem de pagar os 1.700 Reais que ela custa! :(

Audrey super estilosa com sua Speedy!



Assim como a Lady Dior, a bolsa Kelly também recebeu esse nome em homenagem a uma princesa, Grace kelly de Mônaco. A princesa gostava tanto do modelo em formato de trapézio que acabou sendo clicada pela revista Life em uma ocasião e disparou suas vendas, cerca de vinte anos após a sua criação na década de 30. Dizem inclusive que ela usava a bolsa para esconder a gravidez dos fotógrafos!
A grife francesa então resolveu homenagear a princesa e deu o seu nome ao modelo.

A Hermès que começou como uma marca de equitação e produtos de couro hoje em dia é sinônimo de elegância e sofisticação.



Outra grande personalidade que também ganhou uma bolsa com seu nome foi a ex-primeira-dama americana Jacqueline Kennedy. Lançada nos anos 50 a bolsa da Gucci caiu nas graças de Jackie O na década seguinte e também acabou sendo rebatizada em sua homenagem.

As bolsas são feitas por artesãos italianos e levam mais de 10 horas para ficarem prontas.



 Essa it bag não caiu nas graças de uma celebridade e sim de várias! Lançada há dez anos, o modelo é hit entre as famosas como Sarah Jessica Parker, Paris Hilton, Nicole Ritchie, as gêmeas Olsen e muitas outras! Aqui no Brasil esse modelo pode ser visto passeando com Carolina Dieckmann, que já apareceu com diversas cores diferentes. A Motorcyle é flexível e feita com couro de bezerro italiano. Disponível em várias cores e tamanhos diferentes, virou ícone de estilo!

 Carolina Dieckmann, Christina Aguilera, Hilary Duff, Vanessa Hudgens e Sarah Jessica Parker



Esse é mais um modelo que prova que it bags e celebridades andam sempre lado a lado! Quando não recebem seu nome em homanagem a alguma famosa, são inspiradas nelas! A Birkin surgiu em 1984 quando em um voo de Paris a Londres a atriz Jane Birkin deu um pequeno ataque histérico a bordo porque estava com dificuldades para encaixar seus pertences no bagageiro. Reclamou a falta de uma bolsa prática para viajar, e mal sabia ela que Jean-Louis Dumas, então presidente da Hermès, estava ao lado ouvindo tudo! O resultado foi o modelo feito especialmente para ela alguns meses depois.
A Birkin fez tanto sucesso que até hoje é vista nas mãos de diversas celebridades com Victoria Beckham, Julia Roberts e até Lady Gaga.

 Acho que a Victoria está tentando fazer a bolsa mudar de nome em sua homenage também!



Essa é outra das minhas preferidas! A bolsa em matelassê e correntes grossas foi desenvolvida pelo estilista Marc Jacobs inspirada na modelo canadense Jessica Stam, uma das mais bem pagas modelos do mundo. Jessica já desfilou por inúmeras grifes inclusive a Victoria's Secret.

 Também existe em diversas cores e pode custar até 1.600 dólares, ou cerca de R$2.500,00.



 Mais uma bolsa inspirada em uma celebridade! Dessa vez a sortuda foi a modelo e apresentadora de TV britânica, Alexa Chung que ganhou uma homenagem da grife inglesa Mulberry. A bolsa tem estilo carteiro, estruturado, com tamanho médio e alça longa. Não demorou muito para as bolsas desse estilo virarem febre entre as fashionistas.

Agora você já sabe de onde surgiu a febre das bolsas estilo carteiro por aqui!



 Proenza Shouler nasceu em 2002 na cidade de NY e desde o seu lançamento veio despertando a atenção e recebendo prêmios de moda. Mas foi em 2008 que a grife lançou sua primeira coleção de sapatos e bolsas e foi sucesso absoluto com seu modelo PS1. De acordo com os seus criadores, o modelo consegue ser elegante e prático, satisfazendo vários estilos de vida. Inspirada nos modelos tipo pasta escolar, não tem logos aparentes nem ferragens chamativas e já existe em diversas cores!
O modelo PS1 acabou se tornando o carro chefe da grife!

Kiersten Dunst, Mary Kate Olsen, Jessica Alba e Mandy Moore

fonte: GNT

5 comentários:

  1. Rê, que belo trabalho de pesquisa, super caprichado.
    Parabéns, o blog está muito legal.
    bjos,
    Tia Nana

    ResponderExcluir
  2. Mto bom seu blog! adorei o post!

    ResponderExcluir
  3. ótima pesquisa de moda, gostei muito das colocações e ilustrações, parabéns.

    Glaucia Marques. Professora no curso de moda da Universidade Estácio de Sá.

    E blogueira no blogue www.diariodeumabride.blogspot.com

    ResponderExcluir