segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Paraty - RJ

A idéia inicial do blog era tratar de design e moda, mas existem muitos outros assuntos interessantes por aí e as postagens foram se diversificando. Dois temas que eu gosto muito são fotografia e viagem, e vai ser sobre isso que este post vai tratar!

No fim de semana do dia 27 eu resolvi fazer uma viagem de última hora para Paraty, no litoral do Rio de Janeiro, já quase chegando a São Paulo. A cidade é linda, tem um Centro Histórico super conservado e está localizada em uma região privilegiada cercada por inúmeras belezas naturais.
Eu ainda não conhecia a cidade e fiquei encantada. Com certeza voltarei com mais tempo para aproveitar melhor!



O ideal é viajar durante o dia para aproveitar a beleza da estrada e ficar atento aos radares de velocidade de 60 e 40km que são muitos! Saindo do Rio a viagem leva cerca de 3 horas e meia a 4 horas com trânsito bom.


Chegando em Paraty fomos direto ao cais para fazer o passeio de barco pelas ilhas da região. Os barcos saem às 10 e às 11hs e o nosso, o Netuno II (contratamos o passeio diretamente pela pousada) custou 30 reais por pessoa. Também é possível contratar barcos menores fechados para famílias ou grupos.


O passeio é bem longo, sai pela manhã e só retorna no final da tarde, por volta de umas 17hs. Bem a tempo de ver o por do sol com a cidade ao fundo!


O Centro Histórico de Paraty tem construções de 1820, quando suas ruas já possuiam seu calçamento "pé de moleque" e já eram invadidas pelas águas da maré cheia, ganhando o apelido de Veneza brasileira. O Centro Histórico, considerado pela UNESCO como "o conjunto arquitetônico colonial mais harmonioso" é Patrimônio Nacional tombado pelo IPHAN.

Sua ruas são protegidas por correntes que impedem a entrada de carros no centro histórico, apenas carroças e carruagens podem transitar, preservando assim o encanto colonial.


Eu fiquei hospedada dentro do centro histórico na Pousada da Marquesa, a pousada oficial da FLIP (festa literária internacional de Paraty - um dos principais festivais literários mundiais). A pousada é ótima, tem um estilo casa de fazenda, quartos amplos e limpos e uma linda área externa com piscina e jardins. Dentro do Centro histórico existem várias outras pousadas para todos os bolsos, e na minha opinião é o melhor lugar para se hospedar.

A noite jantamos no restaurante Margarida Cafe, também localizado no Centro histórico. Ambiente super agradável com música ao vivo e cardápio contemporâneo com pratos diversos e pizzas. Super recomendo!

Para mais fotos de Paraty visitem o site do fotógrafo Alessandro Giraldi.
Para mais informações sobre a cidade visitem www.paraty.com.br

Todas as fotos deste post tem direitos reservados, por favor não copie sem prévia autorização.


3 comentários:

  1. Lindas fotos e uma ótima pedida para o verão!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Já fui ha muitos anos e nem me lembrava direito como essa cidade é linda! Fiquei com muita vontade de voltar.

    ResponderExcluir