segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Os 12 cartazes das cidades-sedes da Copa de 2014

No último domingo, dia 25 de novembro a FIFA divulgou os cartazes das 12 cidades brasileiras que irão sediar os jogos da Copa do Mundo de 2014.

O objetivo dos cartazes é apresentar de forma artística as cidades ao público internacional. Sendo assim, a grande maioria deles traz pontos turísticos e grandes ícones de suas cidades estampados. Cada uma delas foi inteiramente responsável pela criação e a apresentação de seu cartaz ao público.

Veja a seguir os 12 escolhidos:


Eu gostei muito do cartaz de São Paulo, achei as cores e a dinâmica muito interessante. Só acho que o texto poderia ter sido em branco para facilitar a leitura, já que a fonte oficial já não ajuda! Salvador usou um de seus grandes cartões postais, o Elevador Lacerda e também ficou bem legal.


O cartaz de Porto Alegre usou as cores do Brasil de forma bem bonita e trouxe o por do sol da Usina do Gasômetro como seu ponto turístico mais famoso, mas achei que faltou um pouco de craitividade. Já Cuiabá, na minha opinião, ficou um pouco poluído demais, foram muitas idéias juntas em um espaço tão pequeno!

Manaus eu gostei bastante também. Achei a idéia ótima e transmite bem o espírito da cidade com simplicidade de forma muito bem elaborada! Já o meu Rio de Janeiro me dececpionou um pouco! Lendo o texto explicativo sobre o cartaz no site da Fifa eu achei a idéia fantástica, mas o resultado final não me agradou.

"A silhueta e a bola em um gesto descontraído, formam um coração que está no centro de várias camadas expressando o amor do carioca pelo futebol. 
Ele é a origem de tudo o que está a seu redor, e isso é comunicado também pelo efeito de profundidade. Por sua vez, cada camada representa um aspecto do Rio de Janeiro: a praia, a montanha, o Pão de Açúcar, o mar e o céu. As cores e a vibração entre as camadas comunicam a energia e o ritmo próprios do Rio de Janeiro e do futebol."




Começando por Fortaleza, achei as cores meio nada a ver e trouxe informação demais, não gosto muito da idéia de usar fotinhos! Na sequência, o de Belo Horizonte já achei minimalista demais e meio "apagadinho". O cartaz de BH trouxe a Igreja de São Francisco de Assis e o Mineirão no fundo, mas acho que faltou mais integração entre os elementos. Não achei ruim, mas de longe foi um dos meus preferidos...

Brasília eu até gostei da idéia, das cores e da explicação, mas o que me incomodou foi a execução! As linhas borradas podem ter sido propositais, mas para mim ficou parecendo uma vetorização mal feita! Foi mal gente!

Agora, Natal definitivamente é o que eu menos gostei! E acho que ficou em último lugar na opinião da maioria das pessoas, pelo que eu ví em comentários por aí. Mais uma vez, não gostei do uso de fotos e achei as cores ruins. Não tenho nem muito o que falar....

E finalmente os dois cartazes que eu mais curti! Curitiba trouxe uma araucária, que é um símbolo não só da cidade mas do estado do Paraná. Achei a idéia super simples e funcionou muito bem. Também adorei o efeito de pintura.

Recife é definitivamente o meu preferido! O cartaz conseguiu reunir a alegria do frevo com elementos característicos da cidade e o futebol! Além de eu amar ilustração e aquarela! Ponto para Racife!

Queridos leitores, eu sou designer gráfica, então fica difícil de não criticar! Quem não concordar não precisa brigar comigo, tá?! Lembrem-se que gosto é pessoal e cada um tem o seu! Se os cartazes foram escolhidos é porque, com certeza, alguém curtiu! 

Para ver a lista completa com as explicações de cada um deles acesse o site da Fifa aqui!


Um comentário:

  1. Amei seu blog, recheado de conteudo muito interessante!!! Ja me tornei sua seguidora e aguardo uma visitinha sua ao meu cantinho tbm , em: http://www.claudiaxavierartesanato.blogspot.com/
    Te espero la... bjos

    ResponderExcluir