quarta-feira, 13 de junho de 2012

A moda Peplum!

Todas nós estamos cansadas de saber que a moda vive se reciclando, e a volta do Peplum é mais um exemplo disso. Para quem ainda não sabe, Peplum é aquele babadinho na cintura que aparece em saias, blusas, vestidos e até blazers.

 Ilustração de Jennifer Lilya para Jason Wu


Mas ele nem sempre foi assim. A história do Peplum começa longe! Ele já podia ser visto em uma versão bem diferente no século XIX, nos vestidos volumosos e cheios de babados, marcando bem a cintura.


 Na década de 20 ele também estava lá, não em forma de babado, mas como um volume na cintura. Ao longo dos anos ele foi evoluindo e em 1947 Dior lançou uma coleção chamada "Corolle" (que em Francês significa coroa de pétalas ) mas que logo em seguida foi rebatizada de "New Look". A coleção trazia modelos de silhueta mais marcada e saias com volume, que se abriam como flores. O modelo era super feminino e remetia aos antigos espartilhos. Não demorou muito e a moda caiu no gosto das parisienses e em seguida dos países ocidentais.



Nos anos 80 o Peplum voltou a aparecer, e ganhou até uma versão balonê! Sarah Jessica Parker usou um modelo assim no filme Sex and the city e a atriz Emma Stone foi clicada em um evento usando um vestido com esta mesma inspiração.



O renomado designer Marc Jacobs definiu o Peplum como "uma maneira fantástica de trabalhar um toque retrô super feminino, que se adequa bem tanto em looks para o dia ou para a noite."


Shawna (Vancouver), Patrycjar (Polônia), Cris (Madrid), Hallie (Los ANgeles), Virgit (Holanda), Diana (Itália), Daniela (Venezuela), Jamie (EUA)


O Peplum já conquistou as mulheres do mundo inteiro! Está nas ruas e até no tapete vermelho!

Charlize Theron de Stella McCartney / Jennifer Aniston / Blake Lively de Victoria Beckham / Rihanna de Monique Lhuillier

Pra quem curtiu o estilo é só prestar atenção nas lojas que com certeza já é possível encontrar saias, vestidos e blusas com o tão querido babadinho por aqui!

Um comentário:

  1. Sem dúvida, um elemento do vestuário que enche de elegância o guarda-roupa da mulher moderna. Falei a pouco tempo, lá no meu espaço, sobre o peplum. Caso queira ler um bocadinho mais Clique aqui.

    Um abraço e continuação de excelente semana.
    www.projetomoda.com

    ResponderExcluir