sexta-feira, 1 de junho de 2012

Keep Calm and.... entenda o que é!

Outro dia minha cunhada me perguntou se eu sabia qual era a história dos famosos pôsters do Keep Calm que andam circulando por aí. Eu já tinha lido a história há algum tempo e não me lembrava de todos os detalhes, então fui pesquisar para responder da melhor maneira possível e ainda dar dicas de como fazer e onde usar!



Vocês já devem ter reparado que esses pôsters viraram febre! Pela internet existem milhares de variações para a frase original "Keep calm and carry on" (Mantenha a calma e siga em frente). E nas revistas e sites de decoração os quadrinhos estão nos mais diversos ambientes.

O cartaz foi criado pelo governo britânico com o intuido de motivar os soldados e suas famílias em 1939, início da II Guerra Mundial. Funcionaria como uma maneira de enviar uma mensagem do rei ao povo, daí a ilustração da coroa acima do texto.
Ele seria usado somente se os Nazistas conseguissem invadir a Grã-Bretanha. Dois milhões e meio de cópias foram impressas, mas como a invasão não aconteceu, apenas uma quantidade limitada chegou a ser distribuída.

55 anos após o fim da guerra, no ano 2000, uma cópia deste pôster foi redescoberta na Barter Books, um sebo na cidade de Alnwick, no norte da Inglaterra. A dona do sebo gostou tanto do cartaz que mandou emoldurá-lo e pendurou na loja. O cartaz fez sucesso e logo os donos do sebo mandaram fazer impressões para seus clientes. Como os direitos sobre a imagem eram de apenas 50 anos, agora a criação está em domínio público e pode ser usada por qualquer um livremente! Ah, a cor original do cartaz era o vermelho e o seu criador não é conhecido.

Pra quem quiser saber um pouco mais sobre a história, e conhecer o local onde o pôster foi encontrado após tantos anos, vale assistir o vídeo abaixo.  Narração em Inglês com sotaque Britânico, claro!



Apesar de ter sido criado no século passado o layout do pôster continua super atual! Sua tipografia simples e estilo minimalista são atemporais, e a frase de incentivo se aplica a diversas situações até hoje.

Com certeza você já deve ter visto as muitas variações para a frase original por aí né?! Fiz uma seleção com algumas das minhas preferidas.


A lojinha virtual Estudio Cereja tem uns modelos super fofos e originais.
E a All Posters tem o clássico e vários outros modelos também.

E a seguir algumas fotos do Flickr e do Pinterest com exemplos de produtos e quadrinhos com o Keep Calm.

Caderninhos tipo moleskine, tapete, almofada, quadrinho da cozinha, cantinho de costura, colar azul, bolsaBand aids e decoração de festa infantil

Quem quiser fazer um cartaz exclusivo com cor, frase e ícone personalizados pode experimentar o site The Keep calm-o-matic. É super rápido e fácil de fazer! Eu não aguentei e fiz logo duas versões:


Pelo site ainda é possível mandar fazer produtos personalizados com a sua criação. Existem cases de celular, mouse pads, camisetas, canecas e outros produtos. Basta selecionar a bandeirinha do Brasil lá no canto superior esquerdo e o site automaticamente te direciona para uma loja especializada brasileira! Demais né!


Outra idéia super simples para ter um Keep Calm na sua casa sem gastar quase nada é fazer o poster personalizado e mandar imprimir como foto digital no formato 10x15cm e colocar em um porta retrato ou em seu mural ou quadro de avisos! Eu tenho um assim!



3 comentários:

  1. Queria uma blusa com "Keep calm and blog on" HAUHAUHAUHAU. Muito legal a explicação!

    ResponderExcluir
  2. Também adoro os Keep calms e sua explicação! Ótima história né! :)

    ResponderExcluir