quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Top 10: Flores mais usadas em decoração de casamento!

Todo mundo sabe que as flores são essenciais em qualquer casamento! Sejam elas brancas ou coloridas, grandes ou pequenas, as flores são um ítem obrigatório na decoração da cerimônia e da festa. Sem contar o buquê da noiva!


Eu amo flores, especialmente Orquídeas e Hortênsias, elas dão vida à decoração e deixam qualquer ambiente muito mais bonito! Também são elas que vão ajudar a ditar o estilo do casamento, flores brancas com folhagens resultam em um ambiente mais sofisticado, enquanto que flores vermelhas esquentam o ambiente conferindo um clima mais romântico!


Mas você sabe o que significa cada espécie de flor?! Na hora de escolher os arranjos muitas pessoas se baseiam apenas na beleza e esquecem que cada uma delas tem um significado específico. Então porque não conhecermos o que cada uma delas significa e agregarmos significado à beleza, né?!

Estas são as 10 flores mais utilizadas em buquês e arranjos decorativos de casamentos:


Pergunte a qualquer pessoa o nome de uma flor e provavelmente a resposta será a Rosa. Conhecida como a rainha das flores, simbolizando a cura, regeneração, o lado feminino da natureza e em especial, o das mulheres. É também uma das flores mais antigas e apreciadas no mundo. Para cada cor ou tonalidade destas flores existe um significado em especial.

Buquê de Rosas Brancas: inocência, pureza, paz e reverência
Buquê de Rosas Champanhe: sentimento simpatia e admiração
Buquê de Rosas Coloridas em tons claros: solidariedade e amizade
Buquê de Rosas Coloridas, quando predomina a cor  vermelha: paixão, amor e felicidade
Buquê de Rosas Cor-de-rosa: agradecimento e gratidão; o lado feminino, a mulher
Buquê de Rosas Vermelhas: paixão, amor, respeito, adoração
Buquê de Rosas Vermelhas com Amarelas: felicidade
Buquê de Rosas Amarelas: as rosas amarelas são para presentear as pessoas amigas, indicando a alegria e prazer da amizade
Buquê de Rosas Vermelhas com Brancas: significa harmonia e união


 Outra flor muito popolar, o Lírio está entre as mais antigas flores catalogadas. Na antiguidade os lírios eram considerados como sinais de fertilidade e de uma vida pura, e as flores eram usadas como oferendas aos deuses. Os Lírios já eram cultivados a mais de 3000 anos.
No Feng Shui representam o verão e a abundância, e para os chineses, o lírio significa "Amor eterno".

Buquê de Lírios Lilás e branco - inocência
Lírio azul - constância
Buquê de Lírio branco - discrição



 Branca com um toque de amarelo ao centro, esta flor também tem o significado relacionado com a prosperidade, abundância e iluminação dos sentimentos e intenções. Além de representar a paz, trazendo alegria e pureza aos ambientes.



 A mais cobiçada das flores ornamentais traduz a delicadeza e graciosidade, representando o amor, beleza, requinte e força. Em cores e formatos variados, as exóticas orquídeas exaltam a beleza feminina, amor e sensualidade. Entre mais de 30 mil espécies de orquídeas, cymbidium e phalaenopsis são as mais vistas em buquês de noiva e arranjos florais.
Durante a época Vitoriana a orquídea simbolizava o luxo, e ainda hoje este sentimento de grandeza e esplendor está presente.



 Uma das flores mais queridas do mundo, significa amor eterno, beleza, prosperidade e independência.

Tulipas brancas significam Paz ou a liberdade e dignidade
Tulipa vermelha representa uma declaração de amor
Tulipas roxas tem como significado o luxo, requinte e elegância
Tulipa amarela passou de "um amor impossível" para expressar os bons pensamentos e intenções nobres tendo relação com a luz do sol e a prosperidade



Como eu disse antes, esta é uma das minhas preferidas! É a flor da realização dos bons propósitos mas assume alguns significados diferentes conforme a cor, e pode representar também a obstinação, energia, honra, amizade e lealdade.
As Hortênsias chamam nossa atenção naturalmente, por sua beleza e composição natural dos cachos de flores.




Considerada uma flor nobre, representa sofisticação, elegância e a sensibilidade feminina, que inclui romance, entrega amorosa e o próprio casamento.



 O significado desta flor está geralmente ligado a amizade e lealdade simbolizando o forte vínculo que pode existir entre duas pessoas.



 Disponível em mais de cem cores, exceto o azul, representa a beleza da vida, pureza, inocência, alegria e simplicidade. São ideais para manter a jovialidade e dinamismo nos ambientes e estão disponíveis o ano todo!



O simbolismo dos lírios de Calla está intimamente ligado ao lado feminino do "momento do casamento", demonstrado claramente pelas belas curvas, maciez e benevolência de suas flores, ligando todo o conjunto a natureza da mulher. Também representa a beleza e sofisticação.


Lembre-se que também é importante saber a época de cada espécie! Procure saber quais são as flores da estação do seu casamento, isso pode facilitar e baratear bastante!
Espero que tenha ajudado as futuras noivas a escolherem seus arranjos! :)

Fontes:
Flores e Presentes Online
Noivas Online
GNT

11 comentários:

  1. Adoro rosas, principalmente em cores pasteis :)
    Mas acho lindo buquê de noiva com peônias. O problema é o preço, que é beem salgadinho >_<

    ResponderExcluir
  2. Verdade! Flores são bem caras mesmo. Estou escolhendo as flores pra cerimônia. O fotógrafo de casamentos no Rio de Janeiro que eu contratei me deu uma dica de uma floricultura baratinha no Rio, que sai mais em conta!!

    ResponderExcluir
  3. Que liiiiiiindas! Quando me casei eu entrei na igreja com um buquê de tulipas e lírios e na hora de jogar eu troquei por um feito de corações de crochê. Como estava na maior correria acabei comprei o meu buquê numa loja online (flores online, vale a dica =) se você gosta mesmo de flores vai se apaixonar: http://www.floresonline.com.br/). Fiquei apaixonada pela Callas, não conhecia ainda, achei linda!

    Parabéns pelo blog. Voltarei mais vezes! =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karen, fico muito feliz que tenha gostado, obrigada!
      Eu também amo tulipas, seu buquê deve ter ficado lindo!

      Excluir
  4. vou me casar em junho, estou em dúvida qto a cor da minha decoração, pensei amarelo, , fuccia, violeta ou vermelho bem escuro, ja olhei combinaçoes e gostei da mistura que vi do amarelo com vermelho ou com laranja, sempre com uma ajuda do branco.
    as flores preferidas são tulipas, lirio da paz, orquidea, jasmin do cabo, astromelias e claro rosas. Copo de leite é linda mas muito cara.
    me ajudem?

    ResponderExcluir
  5. Oi!

    Amei a postagem... mas, gostaria de saber como se chama aquele cordão verde que se usa para interligar os bancos na igreja?

    Obrigada, Lília.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Que bom que gostou do post! Mas esse não é um blog especializado em decoração de casamentos, então também não faço a menor ideia de como chama aquilo! Entre em contato com alguma empresa de decoração que eles com certeza poderão te ajudar!
      Bjs

      Excluir
  6. Perfeitas dicas, flores são maravilhas do mundo que conseguimos ter em nossas casas.

    Absolutamente Lindas!

    ResponderExcluir
  7. Olaa adorei o post gostaria de saber se tulipas é uma boa para outubro obrigada

    ResponderExcluir
  8. Super amei estas dicas!!!! Sempre confundo os nomes e como vou decorar meu próprio casamento esse Post super me ajudou!!!!

    ResponderExcluir