domingo, 6 de abril de 2014

Camden Town - Londres

Quando alguém me conta que está vindo à Londres e quer ver de perto esse lado criativo e diversificado da cidade, eu já digo que existe um destino certo: Camden Town. Lá é uma área super interessante, de cultura alternativa e meio underground. Você vai encontrar muita criatividade e atitude!


O legal de Camden Town é sua variedade de mercados independentes. Para quem tem interesse em moda alternativa, lá é um lugar para achar peças únicas e super diferenciadas. Acessórios que não se encontram em lugar nenhum, brechós exclusivos, peças vintages, bijoux, artigos para decoração, objetos de arte, quadros, fantasias, basta ir pronto para garimpar bastante e achar muita coisa legal. Com certeza Camden é um lugar que mostra atitude em diversas formas!


Frequentado por todas as tribos, de emos à punks, e mantendo o seu ar contestador e livre, as pessoas mais diferentes entre si passeiam por lá na maior harmonia. Tenha certeza de encontrar muita ousadia criativa, desde cabelos coloridos, corpos inteiros tatuados, piercings, até estilos menos extravagantes e clássicos.



A área é cortada pelo Regent's Canal, garantindo um visual incrível principalmente no verão com seus dias mais longos, onde a luz solar permanece até quase 9 da noite. Aliás, os canais londrinos, tem uma história bem antiga por trás, foram construídos artificialmente como meio de transporte de mercadorias, antes mesmo da estrada de ferro! Hoje revitalizados e super limpos, são parte do cenário da cidade, que na primavera e verão são ainda mais convidativos para um passeio de barco, além de disponibilizar uma trilha à sua margem para caminhada ou uma volta de bike, e por sinal, o hábito de usar bicicletas de aluguel em Londres só têm aumentado!

O Regent's canal segue até o Rio Tâmisa, no leste de Londres, e são menos de 4km seguindo à margem do canal até Camden Town.

Os passeios de barco ligam Camden Town á Little Venice (pois é, existe uma uma área com atmosfera veneziana no meio da capital inglesa) que é o ponto onde o Regent's Canal se encontra com o Grand Junction Canal. Por ali muitos casarões imponentes e mansões tradicionais, que junto com os chorões a beira do canal, emolduram o cenário criando um verdadeiro quadro. É uma vista realmente linda.


Existem vários tipos de passeio de barco pelo Regent's Park que podem ser feito em grupos maiores com guia, mas também é possível reservar um barco só para o seu próprio grupo, onde você pode trazer sua festa particular para o canal. Há também companhias que oferecem vinho e jantar durante o trajeto, para grupos pequenos ou casais. Os passeios acontecem com mais frequência durante o verão, onde você pode fazer a travessia até a noite, mas no inverno também é possível achar opções, porém somente em finais de semana.

Eu já fiz o trajeto e sempre me encanto com o cenário lindo e encantador! A gente até esquece que está em Londres, porque é quase surreal um visual desses ser no meio de uma super metrópole. Dá um ar de countryside e de lugar parado no tempo, nos levando para outras épocas. Eu saí de Little Venice e cheguei em Camden Town, o que é bem legal pela a transformação de cenários que se vê. Chegando em Camden vamos entrando em um cenário bem diferente e quase caótico, justamente pela sua diversidade, um lugar cheio de elementos de vanguarda e muita coisa acontecendo ao mesmo tempo. Com bares e quiosques com um pouco da culinária mundial, o legal é chegar em Camden para passar o dia com uma turma de amigos, visitar os mercados e comer a beira do canal no verão. A noite você pode escolher um restaurante ou pubs para um live music, sendo também uma área bacana para badalar.

Um lugar que eu gosto muito é o Gilgamesh, e eh um dos que eu mais frequento, pq nao eh so restaurante, tem um lounge e até uma baladinha de final de semana no segundo andar. O lugar eh lindo e mais posh, com um design super legal, exotico, místico, inspirado na época do império da babilônia e a comida oriental bem gostosa, mas também pode curtir só o lounge para uns drinks.

 
Muita gente famosa já morou em Camden Town, e a celebridade recente mais famosa foi Amy Winehouse, a rainha de Camden como ela mesmo se denominava. Acho que realmente ela foi a cara da área e viveu mesmo o underground dalí. Era vista com frequência pelos pubs, principalmente no The Hawley Arms, onde era tão local que já chegou a ajudar a servir mesas.
A casa onde ela morou (e infelizmente foi encontrada sem vida) chamou a atenção de turistas que chegam a prestar homenagem e visitar a fachada quando estão em Camden. Existia um projeto de transformar a casa em uma espécie de museu da cantora mas a casa que tem 3 quartos, 2 banheiros, um quarto com isolamento de som e ginástica, já foi vendida por cerca de 3 milhões de libras em um leilão.


Os mercados principais são o Stable Market, Camden Lock e Camden Market que circundam a área e são todos meio juntos e misturados.


Uma loja que você precisa visitar é a Cyberdog que fica no meio do Stale Market. Numa atmosfera futurista, a loja vende roupas e acessórios ligados ao cenário eletrônico e raves. Com muito neon, extraterrestres e movimento, fora uma música altíssima e vendedores que parecem estar no meio da balada, você se sente numa espaçonave e vai entrando no clima.


Enfim, Camden Town tem uma variedade de opções incríveis que não enjoam nunca. Você realmente pode encontrar de tudo por lá! Seja para passar o dia ao pé do canal, visitar as feiras, comer comida exótica, ou só para ver o movimento ou para uma baladinha noturna, visitar a área tem que estar na sua lista quando vier a Londres.

===================================================================================

Este é um post convidado, escrito por Yara Battistoni
Mora em Londres e trabalha com moda na Farfetch

Nenhum comentário:

Postar um comentário