segunda-feira, 7 de outubro de 2013

O que é ter uma vida saudável?

Nunca se falou tanto em "ter uma vida saudável" quanto agora, mas o que realmente significa isso!? Ser magra significa levar uma vida saudável? Ou seria ter um corpo malhado? As redes sociais e os blogs estão lotados de perfis com milhares de seguidoras que buscam dicas de exercícios físicos e dietas. Não, não é isso que vocês vão encontrar aqui no blog, mas senti vontade de deixar a minha opinião sobre isso tudo!


Eu não acho que levar uma vida saudável significa ser magra e ter um corpo malhado. Pelo contrário, uma coisa não tem nada a ver com a outra! E muitas vezes a magreza excessiva pode trazer uma série de problemas de saúde. Então é importante ficar atento a essas dicas de dietas malucas e lembrar que nada muito radical faz bem!

Se é para fazer dieta ou começar um novo exercício físico, ótimo, mas é importante procurar um profissional indicado para uma orientação. Nenhuma pessoa é igual a outra e cada um tem a sua necessidade. O que funciona para a blogueira sarada pode não funcionar para você!

Eu me considero uma pessoa saudável, eu cuido do meu corpo por dentro e por fora. Faço exame de sangue pelo menos 2 vezes por ano para controlar o meu Hipotireoidismo e faço acompanhamento com a Endocrinologista há cerca de 3 anos, desde que eu descobri a doença. Além disso faço Pilates 2 vezes por semana, estou em processo de voltar para o spinning e pedalo quando dá.


Não tenho a melhor alimentação do mundo, adoro comer besteiras como pizza, hamburguers, salgadinhos... mas tento me controlar pelo menos durante a semana evitando as besteiras e os doces e comendo mais carnes, legumes cozidos e sucos de fruta. Por conta da minha doença eu tenho tendência a ter o colesterol um pouco aumentado e ter dificuldade em perder peso, então sempre é bom ficar de olho!

Quando eu era mais nova eu já fui adepta a malhação, passava as vezes até 3 horas por dia na academia fazendo aulas de musculação, Spinning, Jump, abdominais....Cheguei a pesar 42kg e só conseguia usar roupa infantil! Mas aqueles eram outros tempos, quando eu tinha tempo e disposição sobrando! Hoje com 49kg e meu 1,55m de altura eu posso não ter um corpo tão "em forma" mas estou satisfeita com a minha carga de exercícios! Acho que o importante é descobrir uma atividade física que seja agradável para você e se movimentar de alguma maneira, porque todo mundo já está careca de saber que ser sedentário não é legal.


Claro que eu admiro a força de vontade e os corpos sarados das malhadoras mas eu tenho plena convicção que isso não é pra mim! Ter um corpo perfeito esteticamente não é a prioridade da minha vida, mas ser realmente saudável e feliz, isso sim! Então não fique triste se você não consegue seguir a rotina de exercícios da amiga do Instagram ou ter a barriga definida da blogueira famosa, é Ok ser normal! :)

Campanha Dove Real Beleza

Para encerrar vou deixar um texto do Arnaldo Jabor que recebi da amiga Vivi enquanto debatíamos sobre esse assunto.

"BUNDA DURA

Tenho horror a mulher perfeitinha. Sabe aquele tipo que faz escova toda manhã, tá sempre na moda e é tão sorridente que parece garota-propaganda de processo de clareamento dentário? E, só pra piorar, tem a bunda dura!!!

Pois então, mulher assim é um porre. Pior: são brochantes. Sou louco?

Então tá, mas posso provar a minha tese. Quer ver?

a) Escova toda manhã: A fulana acorda as seis da matina pra deixar o cabelo parecido com o da Patrícia de Sabrit. Perde momentos imprescindíveis de rolamento na cama, encoxamento do namorado, pegação, pra encaixar-se no padrão 'Alisabel', que é legal... Burra.

b) Na moda: Estilo pessoal, pra ela, é o que aparece nos anúncios da Elle do mês. Você vê-la de shortinho, camiseta surrada e cabelo preso? JAMAIS! O que indica uma coisa: ela não vai querer ficar desarrumada nem enquanto estiver transando.

c) Sorriso incessante: Ela mora na vila dos Smurfs? Tá fazendo treinamento pra Hebe? Sou antipático com orgulho, só sorrio para quem provoca meu sorriso. Não gostou? Problema seu. Isso se chama autenticidade, meu caro. Coisa que, pra perfeitinha, não existe. Aliás, ela nem sabe o que a palavra significa... Coitada.

d) Bunda dura: As muito gostosas são muito chatas. Pra manter aquele corpão, comem alface e tomam isotônicos, portanto não vão acompanhá-lo nos pasteizinhos nem na porção de bolinho de arroz do sabadão. Bebida dá barriga e ela tem H-O-R-R-O-R a qualquer carninha saindo da calça de cintura tão baixa que o cós acaba onde começa a pornografia: nada de tomar um bom vinho com você. Cerveja? Esquece!

Portanto:
É melhor vc ter uma mulher engraçada do que linda, que sempre te acompanha nas festas, adora uma cerveja, gosta de futebol, prefere andar de chinelo e vestidinho, ou então calça jeans desbotada e camiseta básica , faz academia quando dá, come carne, é simpática, não liga pra grana, só quer uma vida tranqüila e saudável, é desencanada e adora dar risada; Do que ter uma mulher perfeitinha, que não curte nada se veste feito um manequim de vitrine, nunca toma porre e só sabe contar até quinze, que é até onde chega a seqüência de bíceps e tríceps. Legal mesmo é mulher de verdade. E daí se ela tem celulite? O senso de humor compensa. Pode ter uns quilinhos a mais, mas é uma ótima companheira. Pode até ser meio mal educada quando você larga a cueca no meio da sala, mas e daí? Porque celulite, gordurinhas e desorganização têm solução. Mas ainda não criaram um remédio pra FUTILIDADE!!

Arnaldo Jabor"

Não consegui descobrir se o texto é realmente dele, mas achei perfeito! É bem por aí mesmo que os homens pensam. Na verdade a gente malha, faz dieta e busca um corpo perfeito para as outras mulheres e não para os homens, porque a maioria deles realmente nem liga tanto.

2 comentários:

  1. Mente saudável em primeiro lugar, pelamordedeus!!

    ResponderExcluir
  2. É isso aí, Renatinha. E beleza e saúde duradouras vêm de dentro pra fora, seja pelo lado físico como o emocional, espiritual e intelectual. Lembrando também de respeitar cada fase da vida da gente. Bj.

    ResponderExcluir