terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Dicas de como sobreviver ao verão!

O verão dessa vez veio com tudo aqui no Rio de Janeiro, logo depois do Natal foram registradas temperaturas de 43,2°C com sensação térmica de 47°C, as maiores temperaturas já registradas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), desde que começou a medição em 1915.... E desde então o calor não vem dando trégua nem aqui e nem nas outras regiões do país.


Então, pensando nisso eu resolvi fazer esse post com algumas dicas úteis sobre como sobreviver ao verão! Algumas delas nós já estamos cansados de saber, mas são tão importantes que não custa nada repetir.


Filtro solar com no mínimo FPS 30 é indispensável!
Aplique o protetor solar de 20 a 30 minutos antes de se expor ao sol e reaplique a cada duas horas ou sempre que sair da água. É importante ficar atento à validade do filtro solar, pois depois de vencidos eles não garantem a proteção prometida. Não se esqueça de proteger os lábios com protetores labias com fator de proteção solar e aplicar a loção em áreas do corpo frententemente esquecidas como as orelhas, mãos e pés!

 Eu tenho usado o Neutrogena Sun fresh e super recomendo, além de ter um cheirinho ótimo ainda tem uma consistência super leve e não oleoso!

- Mantenha seu corpo hidratado por dentro e por fora!
Evite os banhos quentes e muito demorados e prefira os sabonetes com glicerina, que não ressecam a pele. O melhor momento para aplicar o hidratante no corpo é três minutos após o banho, quando o produto age melhor. Body splash também é uma ótima opção para ajudar na hidratação corporal, pois possui uma pequena dosagem de essência e traz uma sensação de frescor, podendo ser aplicado várias vezes ao dia.

As altas temperaturas do verão favorecem a desidratação, então beba muita água, várias vezes ao dia, no mínimo 1,5L, diariamente. Sucos naturais, chás e água de coco tambem são muito bem vindos, beba à vontade. Inclua também na sua dieta alimentos leves e com alta concentração de água como melancia, melão e tomate. Bebidas alcóolicas devem ser evitadas, já que elas causam uma falsa sensação de hidratação.


Alimente-se corretamente!
Evite os alimentos fritos e ricos em gorduras. Nos dias de muito calor, a digestão desses alimentos é prejudicada, podendo causar sensação de mal estar. Comece a refeição com uma porção grande de salada. Elas são ricas em fibras e água, dando maior sensação de saciedade. Frutas são ótimas opções de sobremesa, hidratam e não são muito calóricas.


 - O cloro e a água do mar mudam a cor do esmalte e tiram o brilho. Se não quiser ficar com as unhas amareladas, prefira os tons beges ou com cores mais fortes e reaplique os esmaltes de extra brilho alguns dias após fazer as unhas.

- No verão os cabelos também vão precisar de atenção redobrada. O sol, a água do mar, e piscina em excesso tendem a ressecar os fios, então abuse dos filtros solares para cabelos e cremes tipo leave in que além de hidratar ainda controlam o frizz. Evite usar muito o secador ou a chapinha, que já ressecam ainda mais os fios. Nesse calorão os cabelos já vão secar mais rapidamente, dê um descanso a eles!


- E o básico: após o banho de mar ou piscina, lave os cabelos com água doce para eliminar os resíduos. Água quente nem pensar! Você também pode usar linhas especiais para o verão, pois esses produtos já contém protetor solar além de serem ricos em vitaminas e emolientes.


- Rabo de cavalo, trança e coque, são sucesso no verão! E o melhor: ainda dão uma disfarçada se você não conseguiu deixar os fios no lugar sem usar o secador e são ótimas opções para o pós praia. As faixas, fitas e lenços também são legais para dar um charme aos cabelos presos.

- Cuidados com o rosto:
Lave sempre o rosto antes de aplicar a maquiagem. Use água fria ou gelada, pois ela costuma fechar os poros. Portanto, é ótima para o controle da oleosidade. Ao contrário da quente, que abre os poros e acaba estimulando a glândula sebácea.


 No verão se for usar base líquida, prefira uma bem levinha. Porém, as melhores opções são as bases compactas, mousse ou pó mesmo. E lembre-se: nos dias quentes menos é mais, uma vez que o excesso de produtos deixará a pele mais pesada.

- Não se esqueça dos óculos escuros com proteção ultravioleta. São indispensáveis para proteger os olhos e as pálpebras. Chapéus e bonés também são importantes aliados na proteção solar ao rosto e a cabeça. Quem tem pouco cabelo, como eu, não pode viver sem! Além do que, óculos escuro e chapéu completam perfeitamente o look praia!


Agora é só ficar atento às dicas e aproveitar o verão!

 Imagens: Renata Freire e Pinterest

3 comentários:

  1. Sol, pegar uma cor dourada, banho de mar e cachoeira... é tudo de bom. Mas sensação térmica de 50 graus como anunciaram hoje... ninguém merece. Só mesmo seguindo essas dicas pra amenizar.
    Adorei os penteados.
    bjão

    ResponderExcluir
  2. No verão o cabelo sempre fica um lixo, tem que fazer muita hidratação. Prototor solar pra cabelo também é legal de usar na praia

    ResponderExcluir
  3. Impossivel sobreviver ao verão rs, muito ruim!
    Julyana Ribeiro (seraquecresci.blogspot.com)

    ResponderExcluir